Palestras

Palestras, painéis, mesas redondas e momentos gerais

Abertura

Terça-feira, 19 de Julho, de 10:00 às 10:30 no Auditório do CT I

Apresentação breve e geral do evento, com os realizadores do mesmo.

Coquetel de Integração

Quinta-feira, 21 de Julho, de 19:00 às 20:00 no CT XII

Momento de integração com os participantes do evento, com lanches diversos.

Empreendedorismo em TI por Cristiano Fermo

Terça-feira, 19 de Julho, de 10:30 às 12:00 no Auditório do CT I

Formado em Engenharia Elétrica e empresário de TI há 15 anos, o palestrante contará como iniciou no mercado; estuda o conceito de Serviços Gerenciados e como implantá-lo nas empresas que atende. O mercado de Tecnologia da Informação é muito vasto e dinâmico, logo o empreendedor ou profissional da área deve saber as tendências do mercado, buscar constante conhecimento, ampliar a rede de contatos e marketing pessoal. Também irá apresentar as dificuldades enfrentadas e segmentar as tendências de atuação, seja Hardware, seja Software; como alavancar negócios com o "Tudo como Serviço" e a "Internet das Coisas".

Material não disponível.

Perícia Computacional Forense por Gilberto Sudré

Quarta-feira, 20 de Julho, de 14:00 às 15:00 no Auditório do CT I

Nesta palestra serão passados os principais conceitos sobre os crimes virtuais, a legislação específica, a investigação de crimes na Internet e a perícia computacional forense que é a área da Computação responsável por buscar pelas evidências digitais de crimes cometidos com o uso do computador.

Material não disponível.

Inteligência Artificial por Rogério Bonatti e Arthur Gola

Sexta-feira, 22 de Julho, de 10:30 às 12:00 no Auditório do CT I

Esta palestra irá introduzir conceitos de Inteligência Artificial e Big Data, com Rogério Bonatti e Arthur Gola, dois alunos de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP. Eles irão contar sobre o projeto que fizeram, publicado na maior conferência de IA do mundo (a AAAI 2016 nos EUA). Rogério já trabalhou com Inteligência Artificial, Engenharia Biomédica e energia na USP e Cornell University, EUA, onde estudou por um ano; quer melhorar a qualidade de vida da população e impactar negócios usando tecnologia de ponta de software e hardware. Arthur estudou Inteligência Artificial no King's College London, e trabalhou no Laboratório de Tomada de Decisão da USP; está estudando Data Science e Big Data Analytics para impactar negócios.

Material não disponível.

Painel: Entrando no mercado de trabalho

Terça-feira, 19 de Julho, de 18:00 às 19:00 no Auditório do CT I

Os profissionais formados em Engenharia de Computação e Ciência da Computação podem ter diferentes atribuições como o projeto e o desenvolvimento de sistemas embarcados, implantação e gerência de redes de computadores, criação de softwares, gerência de equipes, análise das necessidades do usuário, entre outras. O mesmo ocorre para os profissionais de Engenharia Elétrica, que podem atuar em projetos e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, construção e aplicação de sistemas de automação e controle em linhas de produção industriais e diversas outras áreas. De fato, o tamanho do mercado de trabalho pode ser uma dificuldade para os alunos. Este painel tem por objetivo reunir profissionais experientes, egressos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Ciência da Computação da UFES para discutir sobre o mercado de trabalho, os diferentes tipos de emprego e as oportunidades de se empreender.​

Participantes

Mesa Redonda: Expectativas do Mercado quanto à formação do Profissional de Eng. Elétrica

Quinta-feira, 21 de Julho, de 17:30 às 19:00 no Auditório do CT III

A formação de engenheiros eletricistas é responsabilidade das Escolas de Engenharia que são balizadas por parâmetros tanto formais, como os estabelecidos pelo Ministério da Educação – MEC, como informais, estabelecidos pela Sociedade, que, através de suas demandas, norteia a gestão dos cursos existentes. A fim de estabelecer um diálogo visando melhorias nos projeto pedagógico do curso de Engenharia Elétrica, esta mesa redonda trará profissionais de empresas com diferentes perfis e professores, para discutirem sobre as expectativas/demandas atuais e futuras para os profissionais, na visão do mercado.

Participantes

  • Moises Renato Nunes | UFES
  • Dr. Alessandro Mattedi | Coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFES
  • Dr. Klaus Fabian Côco | Engenheiro da Computação e Prof. do Departamento de Engenharia Elétrica da UFES
  • Leonardo P. Bastos | Sócio das empresas ToSolve e i9lab
  • Douglas Ruy | Gerente de Produção de Gusa em ArcelorMittal Tubarão
  • José Luiz Borba | Prof. do Departamento de Engenharia Elétrica da UFES e Engenheiro da VALE

Material não disponível.

Mesa Redonda: Expectativas do Mercado quanto à formação do Profissional de TI

Quinta-feira, 21 de Julho, de 17:30 às 19:00 no Auditório do CT I

O ensino da Computação deve constantemente se preocupar com como atrair e motivar estudantes para a área, além de possibilitar um aprendizado eficaz, para que tanto os estudantes quanto a sociedade em geral tenham seus anseios correspondidos. Com isso, é muito importante que seja discutido o futuro da formação e ensino em computação visando, entre outros aspectos, melhor atender as expectativas do mercado e as transformações da área. Esta mesa redonda trará profissionais de empresas com diferentes perfis, assim como professores dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação, para discutirem sobre as expectativas/demandas atuais e futuras para os profissionais de TI, na visão do mercado. O intuito é estabelecer um diálogo visando melhorias nos projetos pedagógicos dos cursos.

Participantes

  • Emílio Augusto Barbosa | Diretor de Operações da Infosis e Diretor do SINDINFO
  • Enivanis de Abreu Vilela Junior | CEO da INFLOR
  • Luiz Lozer | Geocontrol
  • Camilo Calvi | Petrobras

Material não disponível.